sexta-feira, 24 de abril de 2009

Consumo de tabaco na adolescência

No seguimento do nosso trabalho, iremos abordar o tema “Consumo de tabaco na adolescência” terminando assim, a serie de 4 temas que decidimos abordar de forma mais ligeira para vos deixar alguma informação até à altura da entrega do trabalho final.
Na sociedade em que vivemos, cada vez mais os jovens são influenciados pelos seus “ídolos” e pelos seus amigos e tem muita vez a tendência de os imitar para se sentirem inseridos no meio em que vivem. É desta maneira que muitos jovens começam a fumar e depois é difícil conseguir largar o vício.
Provavelmente se és um jovem na dúvida de experimentar ou não certamente questionarás se valerá a pena experimentar nem que seja uma vez mas a verdade é que muitos decidem só experimentar e acabam por ficar viciados.

Porque se deve dizer não ao tabaco? Porque o fumo é responsável por:

-- 30% Das mortes por cancro;
-- 90% Das mortes por cancro de pulmão;
-- 97% Das mortes por cancro da laringe;
-- 25% Das mortes por doenças do coração;
-- 85% Das mortes por bronquite e enfisema;
-- 25% Das mortes por derrame cerebral;
-- 50% Dos casos de cancro de pele.

E muito mais…

Mas se esta informação não te chegou a tempo e já fazes parte da comunidade de jovens que fumam, então fica aqui registado os incentivos que largar o tabaco trazem para o consumidor:

-- Renova a aparência;
-- Melhora o hálito;
-- Trava o envelhecimento precoce;
-- Reduz os custos;
-- Reduz o risco de sofrer alguma das doenças acima referidas ou muitas outras.

Ficaste convencido em largar o tabaco imediatamente? Então deixo aqui umas dicas para facilitar esse processo:

-- Fixe um dia para deixar de fumar;
-- Anuncie a outros a sua decisão;
-- Elabore uma lista de motivos que o levaram a deixar de fumar e releia-os sempre que sentir a vontade de desistir (pode utilizar os acima referidos);
-- Aprenda a reagir à vontade ao ver tabaco;
-- Faça uma alimentação saudável;
-- Tente evitar aproximar-se de fumadores;
-- Pratique actividade física (Isto ajuda a combater a ansiedade e as mudanças de humor que os ex-fumadores sentem após largarem o tabaco);
-- Se não conseguir à primeira não desista pois não significa que não é capaz, apenas mostra que tem de se esforçar ainda mais da próxima vez.

Por isso, após estas consequências todas que o tabaco traz ao fumador, e o que ganham ao deixar o tabaco, porque é que ainda existem tantos fumadores e esse número está cada vez mais a aumentar tornando se um facto bastante preocupante.


32 comentários:

Anónimo disse...

é difícil quando todos os nossos amigos fumam.

Anónimo disse...

xim é muito dificil quando os nossos amigos fumam e exta mox xempre com elex

Anónimo disse...

Eu pessoalmente odeio o fumo e não é por os meus amigos fumaram que vou fumar, no entanto, gosto de ter o prazer de fumar uma cigarrilha de vez em quando...
É puro tabaco enrolado em folhas de tabaco com um aroma (não como o cigarro que contém 400+ substâncias).
Além disso o fumo não se inspira até os pulmões, deixa-se na boca e manda-se fora, é só para sentir o sabor.

Eu experimentei tabaco e odiei, fiquei com vontade de fumar mais mas os fumadores têm de se aperceber de uma coisa:
A mente é mais forte que o corpo, se o corpo pede e a mente não dá. Vocês conseguem deixar de fumar. ;)
Já agora, tenho 17 anos.

Unknown disse...

sei que deve ser dificiul pra quem fuma parar de fumar tenho uma mãe que fuma e todo dia é uma briga para ela parar de fumar !!!!!

Anónimo disse...

eu sei que e complicado deixar de fumar mas com força de vontade todos conseguimos deixar de fumar basta querermos..
quem fuma so precisas de força para o deixar de fazer simplesmente mais nada...
bj




força

Anónimo disse...

É muito complicado ver os colegas a fumarem e eu nao puder fazer nada.Principalmente a pessoa que gosto.

Anónimo disse...

Basta dizer NÃO a primeira vez que eles te deixam quieto,e o problema não é a maconha é o que vem depois dela cocaina,crack,heroina e assim vai, e para isso é apenas um passo para os q tem cabeça fraca.

pitah+puto disse...

eu fumo, e o meu namorado tambem...

as vezes da-lhe a panca de me enfiar um cigarro dele, quando ja vai a meio na minha boca (e mesmo cromo, mas eu amo.o eheh)

Anónimo disse...

Eu odiava o cheiro do tabaco só que como todos os meus amigos a fumar eu experimentei e não achei nda d especial no entanto andei uma semana toda a tentar fumar outra vez mas pensava " nao pode ser faz mal e mata " Só que com problemas com o meu namorado fumei outro e agr nao conssigo deixar !

Anónimo disse...

Hoje em dia Ha varias pessoas que tentam deixar de fumar mas e muito dificil e porque? eu tenho 14 e fumei durante 1 ano e quando dixem que so com um "bafo" nao ficamos viciados entao estao muito enganados porque por causa desse bafo fiquei viciado por causa do vicio ja gastei muito dinheiro por gastar muito dinheiro nao tenho nd na vida...

Anónimo disse...

Agora que eu tenho uma namorada fantas-tica eu tenho andado a reduzir onu tabaco e por isso eu amo a minha vida porque sinto-me mais puro boa Sorte e tentem deixar nao muito depressa nao mt devagar mas sim 1 em 1...

Anónimo disse...

o tabaco sabe bem. tenho bastantes amigos que fumam. eu fumo e gosto.
pode fazer mal mas dá uma sensação agradável.
e sim.. é dificil não fumar quando toda a gente à nossa volta fuma e tentamos resistir sabendo que sabe bem...
já agora, tenho 13 anos.

Anónimo disse...

pessoal, eu tenhu 14 anos e fumei desde setembro ate janeiro, foi uns dos que eu considerava melhor amigo que me levou ao vicio... fui apanhado duas vexes e a segunda tive de contar aos meus pais e acreditem... e o maior desgosto que se pode dar a alguem que sempre deu tudo por nos.. deixei de fumar, nao fumo desde janeiro, ao inicio vomitei duas vexes e era para desistir, mas a pressao que os amigos fazem e insuportável... acabei a fumar durante 4 meses... a professora de fisico-quimica que me obrigou a contar aos meus pais, e agora como se fosse minha segunda mae, pois ela obrigou-me a escolher o caminho certo que eu devia ter seguido logo desde o inicio...

acreditem, fumar e bom, sabe bem, faz-nos sentir bem, mas no fundo nao sentimos o que realmente faz...

o viciar e so a primeira parte do truque... o pior vem a seguir...

aos fumadores: espero que se cuidem, que pensem bem no que estao a fazer, e aos que fumam e querem deixar, façam como eu... ter força de vontade e alguem que nos ponha juizo na cabeça!!!

Anónimo disse...

eu não fumo, e acho horrivel mesmo, tenho um daqueles amigos que é muito importante, e vejo-o estragar-se com tabaco e alcool, tenho medo que a seguir a isto venha muito mais, tentei ajuda-lo mas ele parece que não me dá ouvidos, pessoal que fumem não façam o mesmo por favor, so vão estragar a vossa vida. Muitos dizem que o alcool e o tabaco servem para esquecer a vida de merda que se tem, eu acho que serve mais oara deixarmos de existir nesta vida, se a vida vos corre mal, lutem para que corra bem, é esse o objectivo da vida, lutar pela nossa felicidade

sara disse...

Sou a Sara, tenho 16 anos, e fumei durante 4 anos. Só que decidi deixar de fumar a 3 semanas atrás, e deixei mesmo comuniquei a todos os meus amigos, continuo a estar com eles, porque eles podem fumar e eu não mas tambem nao me faz diferença...nada é dificil desde que queiramos, é so preciso ter força de vontade para fazer o que tanto queremos. estou bem sem fumar, até que tenho mais vantagens, não gasto tanto dinheiro, já não tenho aquele cheiro todos os dias entranhado na pele, e esse tipo de coisas.

Anónimo disse...

Não sei o k dizer! eu nao fumo, mas o meu companheiro sim. tenho uma adolescente k o faz. inicialmente fazia-o por prazer, agora esta viciada. já a tentei alertar para o mal que faz, mas ela tem um viviado em casa que a compreende. porque vence sp o mal?

Anónimo disse...

tenho 16 anos nunca gostei mto do fumo, a 1ª vez que fumei foi ha uns meses para exprimentar, nao tenho vicio
fumo socialmente com os meus amigos de vez em quando
3 ou 4 cigarros por semana por vezes nem isso xD sou atleta nao posso :P mas como todos fumam la vai um cigarrito de vez em quando
axo k fumar uma vez ou outra com os amigos nao faz mal
nao se viciem, e os viciados deixem de fumar

Anónimo disse...

tenho 17 anos e fumar é uma das melhores coisas da minha vida. experimentei com 12 e desde ai nunca mais quis mais nada. deixem-se de tretas, ai faz mal e nao sei q. porque nao viver pouco e bem do que muito sem tabaco? um dia todos morremos, por isso qual e a diferenca?

Anónimo disse...

Tenho 13 anos, fumo. Comecei a fumar aos 11, mas depois parei. Nao foi dificil, simplesmente parei. Sei que faz mal, mas tem que se aproveitar a vida enquanto a temos. Podemos viver muito e a vida ser uma seca, ou podemos viver menos, e ser felizes. Eu fumo e gosto. Até parava, mas sempre que estou com os meus amigos que fumam, apetece-me fumar tambem. Fumo 2 ou 3 cigarros por semana, bebo muito leite, ja fiz varias radiografias aos pulmoes e fumo nem vê-lo. nao sou viciado, gosto de fumar nao pelo sabor, mas pelo simples acto de o fazer.

Anónimo disse...

deixem de fumar, senão limpo vos o sebo.

Anónimo disse...

percebido gays?

Anónimo disse...

nao existe coisa pior do que o cigarro nao use essa droga

Anónimo disse...

É dificil pois todos os nosso samigos fumam

R. disse...

eu fumo á 1 ano, tenho 15 anos, digamos que quero deixar este vicio de merda, mas como todas as pessoas em cima dizem : ai os amigos tambem fumam e nao sei que.. , basta, vou mudar a minha vida praticar mais desporto ainda, sair com com os amigos beber uns copos , e zelar pela minha vida, vou ser muito mais feliz e decerteza que deixarei feliz muita jente, cuidensse tabaco eu sei que é bom mas chega de sermos ignorantes vamos ganhar juiso como adolexentes como ja somos, espero apartir de hoje nunca mais tocar num cigarro, eu sei que consigo ;) . Hasta*

Anónimo disse...

tenho 15 anos e há pouco tempo atras experimentei fumar, mas nao me quiz viciar nisso nem ando a fumar regularmente mas tenho uma amiga que agora se meteu nisso e nao para, fuma uns 5 cigarros por dia e eu nao quero que ela se vicie, porque acho que ainda é muito nova.Eu tenho alguns amigos que fumam mas mesmo que teja com eles se quiser eu nao fumo, por vezes posso pedir uma passa, mas nunca fumei um inteiro nem sequer meio, porque nao quero ter problemas daqui para a frente nem desiludir as pessoas de quem mais gosto.

Helena disse...

Ola boa tarde
muito interessante o assunto abordado aqui...tirei varias duvidas sobre
para fazer uma boa prova
um abraço !!!

Anónimo disse...

Falar é facil amiga, mas ninguém escolhe a vida que quer ter e há alguns que praticamente obrigam-se a fumar,há outros que simplesmente acabam por fumar. Isto acontece, pq algo na nossa vida, interfere connosco ,algo que acabou por não se resolver. Existe momentos que não sabemos o que fazer o que pensar, é dificil para nós jovens.. Não vamos falar da vida dos outros, sem conhecer -mos as suas razões. Lutar pela felicidade? facil para quem nasce num berço de ouro. Quando vires que a vida não é só felicidade, não é só sorrir, não é um mar de rosas, não é o paradise cmo muitos imaginam... Vais ter que aprender a caminhar neste mundo sozinha, pq em qualquer lugar haverá sempre alguém que não goste de ti e vais ter que aprender a lidar cm isso. Estess são apenas alguns exemplos do pq de fumar-mos. Não digo que fumar seja saudável, mas também não devemos julga-los ,pq ninguem é deus,nem tem os seus poderes para fazer tal coisa. Fica bem.

Anónimo disse...

Porque o mal é sempre mais fácil e mais tentador :( lamento muito pela a sua filha.

Anónimo disse...

para quem fume, pense que os seus amigos ( que fumam ) e você, irão parar todos ao cemitério, sem disfrutar a vida ao máximo ( já sem falar nos rios de dinheiro que iriam gastar, ir sempre "la fora" fumar, stress, stress, stress ... e irâo afastar as pessoas que não fumam, pois levar com fumo a sabor a morte, não é agradável ) :D

Anónimo disse...

Tenho 17 anos,comecei a fumar aos 12 por babaquice,e sempre achei que nunca ia me viciar,achava que podia parar quando quiser.já tentei parar 2 vezes,mas o grande problema é que meus pais são fumantes também,e eu acabo voltando a fumar,é bem complicado,o melhor é nem começar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.